ANA CATARINA MARTO
EMBANKMENT
........(AIDA CASTRO, JONATHAN SALDANHA, MARIA MIRE)
HENRIQUE NEVES
SARA E ANDRÉ
HENRIQUE NEVES
SARA E ANDRÉ
MÓNITOR II é a segunda versão de uma residência-exposição. A residência passa por um convite e uma proposta a um grupo de artistas tendo como princípio algumas directrizes: trabalhar o lugar da imagem no ecrã e por sua vez o lugar do ecrã no espaço, seja este expositivo, social, político e, se quisermos lúdico e didáctico (apesar de nesta versão do MÓNITOR não existir trabalho agregado a estes dois últimos adjectivos, resumindo-se a uma problemática central sobre a construção da imagem na sua deambulação analógica/digital ou material/imaterial).
Em colaboração com o espaço PêSSEGOpráSEMANA, respeitando a tradição do MÓNITOR I realizado em Março de 2005, apresentamos o resultado de conversas, encontros, sintonizações que naturalmente definiram um mesmo comprimento de onda. Ao contrário de uma mostra de vídeo são exibidos trabalhos individualizados de Henrique Neves e Ana Catarina Marto, da dupla Sara & André e do colectivo Embankment constituído por Aida Castro, Jonathan Saldanha e Maria Mire.
Em colaboração com o espaço PêSSEGOpráSEMANA, respeitando a tradição do MÓNITOR I realizado em Março de 2005, apresentamos o resultado de conversas, encontros, sintonizações que naturalmente definiram um mesmo comprimento de onda. Ao contrário de uma mostra de vídeo são exibidos trabalhos individualizados de Henrique Neves e Ana Catarina Marto, da dupla Sara & André e do colectivo Embankment constituído por Aida Castro, Jonathan Saldanha e Maria Mire.
PAINEL E-WASTE (escadaria)
Concluído por todos os participantes, este painel apresenta
a conjuntura e a cumplicidade. O exacto ponto onde aquilo que é imaterial passa a materialidade. O lixo. -
Concluído por todos os participantes, este painel apresenta
a conjuntura e a cumplicidade. O exacto ponto onde aquilo que é imaterial passa a materialidade. O lixo. -
EMBANKMENT 2 E 3 (salão)
Aida Castro, Jonathan Saldanha, Maria Mire
O domínio da imagem perde parte da sua proeminência analógica, registo físico da memória, para se reconstruir digitalmente, alterando os seus mecanismos de arquivo e evocação. A alteração da fisicalidade da imagem produz uma reconversão da memória, dos seus resíduos de processo e das suas propriedades como abstracção.
Aida Castro, Jonathan Saldanha, Maria Mire
O domínio da imagem perde parte da sua proeminência analógica, registo físico da memória, para se reconstruir digitalmente, alterando os seus mecanismos de arquivo e evocação. A alteração da fisicalidade da imagem produz uma reconversão da memória, dos seus resíduos de processo e das suas propriedades como abstracção.
ANA CATRINA MARTO (sala 1, roda-pés)
Are you talking to me? Nº2
Filmagens da vídeo instalação Are you talking to me? (Anteciparte 2006): um vídeo é difundido simultaneamente em sete ecrãs diferentes; a montagem foi inspirada em stands de venda de televisões em que por um lado se evidenciam as diferentes texturas e qualidades dos ecrãs, por outro é criado um coro ou uma “dança”.
A típica pergunta agressiva do cinema americano “Are you talking to me?” é dirigida aqui aos ecrãs que nos tentam transmitir as mais incríveis informações nos momentos menos oportunos.
Estou a ver o que queres dizer e Oh I see...I see what you meanEstes dois dípticos, são stills do vídeo Are you talking to me? em que imagens de gráficos de voz filmadas de um ecrã pc alternam com a frase “Estou a ver o que queres dizer” em português, francês e inglês. Trata-se de um jogo com esta expressão idiomática (que ao que parece não existe em alemão).
Notas de roda-pé
Uma selecção de frases, expressões, ou palavras tiradas de textos (impossíveis de traduzir aqui na sua totalidade) que descrevem os ecrãs, o lugar deles na sociedade, a relação do homem com eles e a transformação antropológica por eles gerada.
Are you talking to me? Nº2
Filmagens da vídeo instalação Are you talking to me? (Anteciparte 2006): um vídeo é difundido simultaneamente em sete ecrãs diferentes; a montagem foi inspirada em stands de venda de televisões em que por um lado se evidenciam as diferentes texturas e qualidades dos ecrãs, por outro é criado um coro ou uma “dança”.
A típica pergunta agressiva do cinema americano “Are you talking to me?” é dirigida aqui aos ecrãs que nos tentam transmitir as mais incríveis informações nos momentos menos oportunos.
Estou a ver o que queres dizer e Oh I see...I see what you meanEstes dois dípticos, são stills do vídeo Are you talking to me? em que imagens de gráficos de voz filmadas de um ecrã pc alternam com a frase “Estou a ver o que queres dizer” em português, francês e inglês. Trata-se de um jogo com esta expressão idiomática (que ao que parece não existe em alemão).
Notas de roda-pé
Uma selecção de frases, expressões, ou palavras tiradas de textos (impossíveis de traduzir aqui na sua totalidade) que descrevem os ecrãs, o lugar deles na sociedade, a relação do homem com eles e a transformação antropológica por eles gerada.
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HENRIQUE NEVES (WC)
Imagem e som (15´76’’)
O trabalho parte do texto The Spectre of the Avant Garde dos autores BAVO. A partir de questionamentos sobre relações entre subversão e produção artística. H. Neves faz a sua leitura do texto para uma câmara de vigilância no foyer de uma caixa Multibanco.
Imagem e som (15´76’’)
O trabalho parte do texto The Spectre of the Avant Garde dos autores BAVO. A partir de questionamentos sobre relações entre subversão e produção artística. H. Neves faz a sua leitura do texto para uma câmara de vigilância no foyer de uma caixa Multibanco.