MÓNITOR (II)

MóNITOR II
ANA CATARINA MARTO
EMBANKMENT
........(AIDA CASTRO, JONATHAN SALDANHA, MARIA MIRE)
HENRIQUE NEVES
SARA E ANDRÉ

MÓNITOR II é a segunda versão de uma residência-exposição. A residência passa por um convite e uma proposta a um grupo de artistas tendo como princípio algumas directrizes: trabalhar o lugar da imagem no ecrã e por sua vez o lugar do ecrã no espaço, seja este expositivo, social, político e, se quisermos lúdico e didáctico (apesar de nesta versão do MÓNITOR não existir trabalho agregado a estes dois últimos adjectivos, resumindo-se a uma problemática central sobre a construção da imagem na sua deambulação analógica/digital ou material/imaterial).

Em colaboração com o espaço PêSSEGOpráSEMANA, respeitando a tradição do MÓNITOR I realizado em Março de 2005, apresentamos o resultado de conversas, encontros, sintonizações que naturalmente definiram um mesmo comprimento de onda. Ao contrário de uma mostra de vídeo são exibidos trabalhos individualizados de Henrique Neves e Ana Catarina Marto, da dupla Sara & André e do colectivo Embankment constituído por Aida Castro, Jonathan Saldanha e Maria Mire.


SARA & ANDRÉ (entrada)
Simbolicamente a obra representa a chegada dos
artistas e respectiva consagração a este novo espaço e
insere-se na linha geral dos seus trabalhos quevulgarmente designam por "Claim to Fame Project”

-
PAINEL E-WASTE (escadaria)
Concluído por todos os participantes, este painel apresenta
a conjuntura e a cumplicidade. O exacto ponto onde aquilo que é imaterial passa a materialidade. O lixo.
-

EMBANKMENT 2 E 3 (salão)
Aida Castro, Jonathan Saldanha, Maria Mire
O domínio da imagem perde parte da sua proeminência analógica, registo físico da memória, para se reconstruir digitalmente, alterando os seus mecanismos de arquivo e evocação. A alteração da fisicalidade da imagem produz uma reconversão da memória, dos seus resíduos de processo e das suas propriedades como abstracção.

ANA CATRINA MARTO (sala 1, roda-pés)
Are you talking to me? Nº2
Filmagens da vídeo instalação Are you talking to me? (Anteciparte 2006): um vídeo é difundido simultaneamente em sete ecrãs diferentes; a montagem foi inspirada em stands de venda de televisões em que por um lado se evidenciam as diferentes texturas e qualidades dos ecrãs, por outro é criado um coro ou uma “dança”.
A típica pergunta agressiva do cinema americano “Are you talking to me?” é dirigida aqui aos ecrãs que nos tentam transmitir as mais incríveis informações nos momentos menos oportunos.
Estou a ver o que queres dizer e Oh I see...I see what you meanEstes dois dípticos, são stills do vídeo Are you talking to me? em que imagens de gráficos de voz filmadas de um ecrã pc alternam com a frase “Estou a ver o que queres dizer” em português, francês e inglês. Trata-se de um jogo com esta expressão idiomática (que ao que parece não existe em alemão).
Notas de roda-pé
Uma selecção de frases, expressões, ou palavras tiradas de textos (impossíveis de traduzir aqui na sua totalidade) que descrevem os ecrãs, o lugar deles na sociedade, a relação do homem com eles e a transformação antropológica por eles gerada.
.


HENRIQUE NEVES (WC)
Imagem e som (15´76’’)
O trabalho parte do texto The Spectre of the Avant Garde dos autores BAVO. A partir de questionamentos sobre relações entre subversão e produção artística. H. Neves faz a sua leitura do texto para uma câmara de vigilância no foyer de uma caixa Multibanco.


DATAS/HORÁRIOS_
Inauguração:
Sexta-feira 15 Dezembro 2006, a partir das 22h
.
PATENTE_16 e 22 Dezembro 2006 –das 21h30 às 24h
05 e 06 Janeiro 2007 – das 21h30 às 24h
.
A exposição poderá ser visitada até dia 6 de Janeiro 2007,
por marcação através dos números tel: 96 64 62 312 / 91 791 00 31.